Indicados do 2° semestre de 2014 ao 4° Prêmio Questão de Crítica
CATEGORIA ESPECIAL
1º semestre
Bruce Gomlevsky pelas escolhas dramatúrgicas com a Cia Teatro Esplendor
Cia PeQuod pela pesquisa de movimento para a peça Peh Quod Deux
Heloísa Lyra de Bulcão pela pesquisa publicada no livro Luiz Carlos Ripper – Para além da cenografia.
2º semestre
APTR pela realização da Campanha Teatro Para Todos
Carolina Virgüez pelas traduções das peças publicadas no livro Teatro Contemporáneo Brasileño
Lenise Pinheiro pelo livro Teatro Oficina
Indicados ao 2º Prêmio Yan Michalski
Categoria Especial
Luna Jatobá, da UFRJ, pela cenografia e pesquisa de ocupação de espaço por Panidrom, da UFRJ
José Ricardo Neto e João Werneck, da Unirio, pela trilha e arte sonora de Rinocerontes, da UFRJ
Uirá Clemente, da UFRJ, pela direção de arte de Afeta-me agora ou desaparecerei com o tempo, da UFRJ
Categoria Ator
Bruno Tasca por Noises Off, da CAL – Casa das Artes de Laranjeiras
Davi Palmeira por Rinocerontes, da UFRJ
João Rafael Schuler por Escuroclaro, da Faculdade CAL de Artes Cênicas
Categoria Atriz
Julia Tavares por Noises Off, da CAL – Casa das Artes de Laranjeiras
Laura Mollica por Yerma, da CAL – Casa das Artes de Laranjeiras
Categoria Direção
Julia Gorman por Afeta-me agora ou desaparecerei com o tempo, da UFRJ
João Pedro Orban por Panidrom, da UFRJ
Luiza Rangel por Rinocerontes, da UFRJ
Categoria espetáculo
Afeta-me agora ou desaparecerei com o tempo, da UFRJ
Yerma, da CAL – Casa das Artes de Laranjeiras
Panidrom, da UFRJ
OBS: Concorrem espetáculos de formatura realizados em 2014 em faculdades e cursos de formação profissional em Artes Cênicas. Alunos de outros cursos de artes que integram a ficha técnica dos espetáculos podem concorrer nas categorias individuais. Professores, diretores convidados, outros profissionais que colaborem com a montagem e alunos formados não concorrem.
A premiação vai ser realizada na segunda semana de abril de 2015.
Comissão julgadora: Andrea Santiago, Dâmaris Grün, Daniele Avila Small, Renan Ji e Ricardo Libertini.
Coordenação geral: Dâmaris Grün e Daniele Avila Small.
Indicados do 1º semestre de 2014 ao 4º Prêmio Questão de Crítica
CATEGORIA ESPECIAL
Bruce Gomlevsky pelas escolhas dramatúrgicas com a Cia Teatro Esplendor
Cia PeQuod pela pesquisa de movimento para a peça Peh Quod Deux
Heloísa Lyra de Bulcão pela pesquisa publicada no livro Luiz Carlos Ripper – Para além da cenografia.
CENOGRAFIA
André Cortez por Contrações
J. C. Serroni por Sacco e Vanzetti
Laura Vinci por O duelo
Os premiados | 3º Prêmio Questão de Crítica
1º Prêmio Yan Michalski
ATOR – Phellipe Azevedo, aluno da UNRIO, por O último Godot (montagem da UNIRIO)
ATRIZ – Luiza Maldonado, aluna do Centro Universitário da Cidade, por Senhora dos afogados (montagem da UFRJ)
DIREÇÃO – Victor Brennand por As criadas (UNIRIO)
ESPETÁCULO – Os miseráveis (UFRJ)
ESPECIAL – Elsa Romero e Isadora Petrauskas pela cenografia do espetáculo Dentro da própria casa (UNIRIO)
3º Prêmio Questão de Crítica
CATEGORIA ESPECIAL – Celina Sodré pela realização do Grupão Grotowski
CENOGRAFIA – Aurora dos Campos por Conselho de classe
DIREÇÃO MUSICAL / TRILHA SONORA ORIGINAL – Ernani Maletta por Os gigantes da montanha
FIGURINO – Juliana Galdino por Peep Classic Ésquilo
Spot do 2º Prêmio Questão de Crítica
Spot do 2º Prêmio Questão de Crítica :: http://vimeo.com/82687784
Os indicados ao 3º Prêmio Questão de Crítica
CATEGORIA ESPECIAL
1º semestre
José Dias pelo livro Teatros do Rio – do século XVIII ao século XX
Lidia Kosovski pela exposição A mão livre de Luiz Carlos Ripper
Ocupações da Rede Municipal de Teatros do Rio pelo Festival Dois Pontos
2º semestre
Aderbal Freire-Filho pela dedicação continuada à SBAT – Sociedade Brasileira de Autores Teatrais
Celina Sodré pela realização do Grupão Grotowski
Indicados ao 1º Prêmio Yan Michalski
Concorreram ao 1º Prêmio Yan Michalski para o Teatro em Formação os espetáculos de formatura de faculdades e escolas profissionalizantes que estrearam em 2013.
ATOR
Phellipe Azevedo, aluno da UNRIO, por O último Godot (montagem da UNIRIO)
Leo Bahia, aluno da UNIRIO, por Os miseráveis (montagem da UFRJ)
ATRIZ
Elis Negrão, aluna da UNRIO, por As criadas (montagem da UNIRIO)
Elisa Caldeira, aluna da CAL, por Presas (montagem da CAL)
Luiza Maldonado, aluna do Centro Universitário da Cidade, por Senhora dos afogados (montagem da UFRJ)
DIREÇÃO
Alice Assef por Senhora dos afogados (UFRJ)
Pedro Rothe por Os miseráveis (UFRJ)
Victor Brennand por As criadas (UNIRIO)
ESPETÁCULO
Os miseráveis (UFRJ)
As criadas (UNIRIO)
Senhora dos afogados (UFRJ)
ESPECIAL
Elsa Romero e Isadora Petrauskas pela cenografia do espetáculo Dentro da própria casa (UNIRIO)
Edvan Moraes pela direção musical e regência do espetáculo Os miseráveis (UFRJ)
Elenco do espetáculo Um instante que desapareceu (Escola de Teatro Martins Pena): Anna Fernanda, Gabriela Araújo, Irene Dorte, João Raphael Alves, Marcos Leandro, Michele Bohrer, Natalia Mikeliunas, Simone Guimarães e Viviane Miranda
A premiação será realizada junto com o 3º Prêmio Questão de Crítica, em fevereiro de 2014.
Coordenação geral: Dâmaris Gün e Daniele Avila Small
Comissão julgadora: Andrea Santiago, Andréia Gomury, Dâmaris Grün, Mariana Barcelos, Raphael Cassou e Renan Ji.
Andrea Santiago é atriz formada pela CAL e bacharel em Teoria do Teatro pela UNIRIO.
Andréia Gomury é formada em Letras pela UERJ e cursa Teoria do Teatro na UNIRIO.
Dâmaris Grün é atriz formada em Teoria do Teatro na UNIRIO e faz a coordenação geral do Prêmio Yan Michalski para o Teatro em Formação.
Daniele Avila Small é mestra em História Social da Cultura pela PUC e bacharel em Teoria do Teatro pela UNIRIO.
Mariana Barcelos é atriz, estudante de Artes Cênicas – bacharelado com habilitação em Teoria do Teatro pela UNIRIO, e graduanda em Ciências Sociais da UFRJ.
Raphael Cassou é ator, iluminador e graduando em Teoria do Teatro pela UNIRIO.
Renan Ji é formado em Letras pela UERJ e doutorando em Letras pela UFF.
2º Prêmio Questão de Crítica
Cinco anos se passaram desde que publicamos a primeira edição da Questão de Crítica, em março de 2008, e a cada esforço de continuidade e renovação ganhamos mais fôlego. Em 2010, decidimos criar o Prêmio Questão de Crítica para provocar uma aproximação maior entre os colaboradores da revista, com encontros e conversas sobre as peças às quais assistimos no dia a dia do ininterrupto cenário teatral carioca. O Prêmio acabou nos aproximando mais dos artistas, que passaram a conhecer melhor o nosso trabalho.
Em parceria com o Sesc
Há dez anos nascia o Espaço Sesc tendo como proposta ser uma plataforma para troca de informações e experimentações nas diversas linguagens artísticas. Inicialmente com a interlocução generosa e instigante de Bianca Ramoneda e Luis Melo, a equipe do Espaço Sesc foi construindo um perfil de atuação que, ao estimular a produção artístico-cultural comprometida com a qualidade e com a ação transformadora, traduzia a missão do Sesc como uma instituição social.
Nossa primeira preocupação foi estabelecer a unidade como um espaço para diálogos. Diálogos internos e externos. Diálogos artísticos e multidisciplinares. Viabilizar-se como um espaço para encontros originais, interessantes e ousados. E desta forma, estar presente e contribuir para os processos de criação, produção e difusão do produto cultural.
Desse posto privilegiado observamos, participamos e contribuímos para o surgimento de artistas, propostas e principalmente de novas formas de criação e produção. Há um protagonismo no fazer cultural impensável dez anos atrás. Artistas se unem, se organizam em coletivos, que se reagrupam em novos coletivos. Os artistas são investidos de poderes criativos a partir dessas associações inéditas e de formas de produção revisitadas e reinventadas. Os equipamentos culturais públicos lentamente são reprocessados pela participação de gestores/artistas. Iniciativas particulares bem sucedidas na criação de novos espaços dedicados à arte mostram que há uma nova escala de valores no mercado. Hoje, apesar de todas as dificuldades, os agentes culturais sabem que seu produto não é uma commodity. Pelo contrário, o produto artístico-cultural é intangível, autoral, único e obedece a regras próprias.
Nesse território do livre pensar, o projeto Questão de Crítica, lançado em 2008, foi uma alternativa de arejamento admirável. Trata-se de uma revista eletrônica de críticas e estudos teatrais realizada por um grupo de pessoas que se gostam, que se reúne para conversar sobre o que amam. Ou melhor, um grupo de pessoas que ama teatro, que frequenta teatro, que conversa sobre o que assistiu e, mais ainda, que escreve, num espaço virtual, sobre a cena teatral. Como cada uma dessas pessoas tem amigos – e esses amigos, outros amigos, e grande parte deles amante das artes cênicas – o que era uma conversa inteligente sobre o teatro, passa a ser uma importante referência para troca de ideias num espaço de livre acesso.
Reinventar modelos, repensar formas de agir no mundo e encontrar as ligações necessárias para encontros transformadores é uma atitude fundamental no mundo contemporâneo. O encontro do Espaço Sesc 10 Anos com o Questão de Crítica 5 Anos surge dessa convergência de valores em três iniciativas: acolhendo o Prêmio Questão de Crítica em suas instalações; incorporando uma série de oficinas e palestras em sua programação; tendo técnicos do Sesc participando das conversas críticas em torna da programação teatral do Rio de Janeiro.
Estamos certos de que essa parceria será produtiva e enriquecedora para todos!
Bia Radunsky
Gerente – Espaço Sesc