Em parceria com o Sesc

14 de março de 2013 admin Prêmio

Há dez anos nascia o Espaço Sesc tendo como proposta ser uma plataforma para troca de informações e experimentações nas diversas linguagens artísticas. Inicialmente com a interlocução generosa e instigante de Bianca Ramoneda e Luis Melo, a equipe do Espaço Sesc foi construindo um perfil de atuação que, ao estimular a produção artístico-cultural comprometida com a qualidade e com a ação transformadora, traduzia a missão do Sesc como uma instituição social.

Nossa primeira preocupação foi estabelecer a unidade como um espaço para diálogos. Diálogos internos e externos. Diálogos artísticos e multidisciplinares. Viabilizar-se como um espaço para encontros originais, interessantes e ousados. E desta forma, estar presente e contribuir para os processos de criação, produção e difusão do produto cultural.

Desse posto privilegiado observamos, participamos e contribuímos para o surgimento de artistas, propostas e principalmente de novas formas de criação e produção. Há um protagonismo no fazer cultural impensável dez anos atrás. Artistas se unem, se organizam em coletivos, que se reagrupam em novos coletivos. Os artistas são investidos de poderes criativos a partir dessas associações inéditas e de formas de produção revisitadas e reinventadas. Os equipamentos culturais públicos lentamente são reprocessados pela participação de gestores/artistas. Iniciativas particulares bem sucedidas na criação de novos espaços dedicados à arte mostram que há uma nova escala de valores no mercado. Hoje, apesar de todas as dificuldades, os agentes culturais sabem que seu produto não é uma commodity. Pelo contrário, o produto artístico-cultural é intangível, autoral, único e obedece a regras próprias.

Nesse território do livre pensar, o projeto Questão de Crítica, lançado em 2008, foi uma alternativa de arejamento admirável. Trata-se de uma revista eletrônica de críticas e estudos teatrais realizada por um grupo de pessoas que se gostam, que se reúne para conversar sobre o que amam. Ou melhor, um grupo de pessoas que ama teatro, que frequenta teatro, que conversa sobre o que assistiu e, mais ainda, que escreve, num espaço virtual, sobre a cena teatral. Como cada uma dessas pessoas tem amigos – e esses amigos, outros amigos, e grande parte deles amante das artes cênicas – o que era uma conversa inteligente sobre o teatro, passa a ser uma importante referência para troca de ideias num espaço de livre acesso.

Reinventar modelos, repensar formas de agir no mundo e encontrar as ligações necessárias para encontros transformadores é uma atitude fundamental no mundo contemporâneo. O encontro do Espaço Sesc 10 Anos com o Questão de Crítica 5 Anos surge dessa convergência de valores em três iniciativas: acolhendo o Prêmio Questão de Crítica em suas instalações; incorporando uma série de oficinas e palestras em sua programação; tendo técnicos do Sesc participando das conversas críticas em torna da programação teatral do Rio de Janeiro.

Estamos certos de que essa parceria será produtiva e enriquecedora para todos!

 

Bia Radunsky

Gerente – Espaço Sesc

 

Could not resolve host: urls.api.twitter.com; Name or service not known